Skip links

Ponta Delgada no Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude

Solange Ponte, Marcos Bicho e José Farias estão a representar o Conselho Municipal de Juventude (CMJ) de Ponta Delgada no primeiro Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude que decorre até este sábado em formato online.

A iniciativa inclui ainda a realização do Encontro Nacional de Vereadores de Juventude, no qual participará Paulo Mendes, vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
O evento, co-organizado por Porto e Braga, junta representantes de 79 municípios dos país, num total de 240 jovens, técnicos e decisores de 17 distritos do país, dos Açores e da Madeira, para refletirem sobre a missão, o impacto e o potencial dos CMJ, com vista a reforçar a participação jovem e apoiar a melhoria contínua das políticas de juventude locais.
Esta reflexão irá resultar na co-criação da Carta A3 com as 10 ideias para modernizar os CMJ, além de uma bolsa de projectos para pôr as ideias em prática.
Solange Ponte, Marcos Bicho e José Farias vão defender a necessidade de serem criadas plataformas digitais interactivas que possibilitem o contacto permanente de e entre os conselheiros, bem como a criação de fóruns temáticos ligados à juventude, cabendo às organizações e associações juvenis regionais e nacionais a promoção das acções.
Os conselheiros de Ponta Delgada acreditam que Encontro Nacional vai ser importante não só para reafirmar na agenda pública e política a importância da temáticas relacionadas com a Juventude, mas também para a criação de sinergias entre os CMJ regionais e nacionais.
O CMJ de Ponta Delgada, com a actual configuração, foi instalado a 3 de junho de 2019. Trata-se de um órgão consultivo da Câmara de Ponta Delgada que estimula a participação dos jovens na vida cívica, cultural e política do Município, proporcionando os meios para o estudo e o debate das mais diversas temáticas ligadas à juventude, através das suas associações.

 

 

Fonte: Correio dos Açores

Leave a comment