Skip links

Conselho Municipal da Juventude reúne para aprovar Estratégia da Juventude do Porto 4.0

A Câmara do Porto apresenta na próxima quarta-feira, 16 de junho, a Estratégia da Juventude do Porto 4.0 aos representantes da juventude da cidade.

#YouthUpPorto – o modelo de construção da Estratégia da Juventude do Porto 4.0 – foi apresentado e aprovado, por unanimidade, na reunião de fevereiro de 2021 do Conselho Municipal da Juventude do Porto, que contou com a participação de 55 organizações-membro. Um ano depois, e apesar dos impactos da pandemia COVID-19 e dos períodos de confinamento, o Município volta a reunir o Conselho para mostrar resultados.

Estratégia da Juventude do Porto 4.0 representa o quarto plano municipal de juventude do Porto e foi construída entre janeiro 2020 e maio de 2021. Inclui quatro pacotes de trabalho – análise; capacitação; informação; participação – e assegurou oportunidades de participação para todos os jovens e organizações de juventude do Porto.

Ao nível da capacitação e participação foram desenvolvidas 17 atividades de contato, que envolveram 746 participantes, incluindo jovens, decisores e técnicos, com destaque para o Diálogo Jovem Erasmus+ #YouthUpPorto; Debate A Tua Cidade 2020: Políticas de Juventude; Plano B: Laboratório de Democracia Participativa; Semana da Educação Global: Visões da Juventude Global-Local; as nove sessões dos Porto Youth Work Webinars; e a coorganização do A3: Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude 2021.

Estratégia da Juventude do Porto 4.0 propõe uma nova abordagem para as políticas de juventude do Porto, assente em princípios, centrada nos jovens e orientada para objetivos. A criação de Objetivos da Juventude do Porto, que podem ser ativados por jovens e organizações de juventude e que estão sintonizados com o Plano Nacional para a Juventude, os Objetivos da Juventude da União Europeia, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Prioridades da Comissão Europeia é uma das novidades.

Nesta reunião do Conselho Municipal da Juventude vão ser também apresentados os resultados do A3: Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude 2021. Coorganizado pelos municípios do Porto e Braga, Conselho Nacional de Juventude, Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto e Instituto Português do Desporto e Juventude, nos dias 23 e 24 de abril, esta primeira edição juntou 88 municípios e 343 participantes, tendo produzido a Carta A3: 10 ideias para modernizar os Conselhos Municipais da Juventude e uma bolsa de projetos para transformar ideias em boas práticas, com 21 propostas passíveis de implementação. O A3: ENCMJ 2021 incluiu ainda o Encontro Nacional de Vereadores da Juventude 2021 e deixou visível a vontade de atualizar a lei dos conselhos municipais de juventude para abrir e reforçar a participação jovem.

Criado em 2000, o Conselho Municipal da Juventude do Porto é um órgão consultivo para as políticas de juventude locais, que inclui associações de estudantes, associações juvenis, juventudes partidárias e deputados à Assembleia Municipal. Integra 114 organizações-membro.

 

 

Fonte: www.porto.pt

Leave a comment